quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Culinária na Educação Infantil


Aula de culinária possibilita:
- Trabalhar de forma multidisciplinar diversos conteúdos escolares
- Elevar a auto-estima do aluno (sentir-se útil ao preparar uma receita)
- Trabalhar em equipe (aprender e respeitar as regras de convívio)
- Aprender bons modos à mesa (mas nada substitui a família)
- Transmitir a aprendizagem de sala de aula para os familiares
- Aprender a experimentar

Hábitos de Higiene
- Ensinar e seguir algumas normas de segurança e higiene na preparação dos alimentos:
- Lavar sempre as mãos com água e sabão
- Se tiver cabelos compridos, prenda-os (touca)
- Utilizar avental

Leitura/ Linguagem
- Leitura e interpretação das receitas
- Melhorar a capacidade da criança em ler
- Melhorar vocabulário
- Dependendo da turma, trabalhar com singular e plural, aumentativo e diminutivo, verbos, substantivos, adjetivos (regras gramaticais), etc.

Matemática
- Trabalhar conceitos matemáticos: adição, subtração, multiplicação e divisão
- Fração (pizza)
- Medidas (de massa, volume, capacidade, temperatura)
- Sequenciar (o que vem em 1o., 2o, 3o., etc.)
- Resolução de problemas
- Valor monetário

Ciências
- Origem dos alimentos (animal, vegetal e mineral)
- Estados físicos: gasoso, líquido e sólido
- Alterações dos alimentos durante o cozimento (ovo, legumes, etc.)
- Desenvolver os 5 sentidos: paladar, tato, audição, visão e olfato
- Observar processos de fermentação, fervura, etc.
- Trabalhar resíduos recicláveis e orgânicos
- Componentes dos alimentos industrializados (conservantes, acidulantes, corantes, etc.)
- Data de fabricação, validade.

História
- Origem da receita: associar o período em que a receita foi criada com fatos históricos da época.
- Como era a vida das pessoas que viviam naquele local (práticas, costumes, etc.)
- Estudos sobre imigração a partir de uma receita de origem estrangeira
- Diferenças nos hábitos alimentares entre culturas (países e estados)

Geografia
- Receitas típicas regionais (utilizar mapas e mostrar onde se localiza da cada país, estados, etc.)
- Geografia da região (tipo de solo, vegetação, hidrografia)

Coordenação Motora
- Proporcionar atividades como misturar, bater, picar, enrolar, abrir embalagens, etc. desenvolvem a coordenação motora.

Outros pontos a serem trabalhados
- Alimentação saudável
- Fast food X Confort food
- Poder nutritivo dos alimentos (vitaminas, caboidratos, gorduras, etc,)
Mônica Gervason

2 comentários:

Blog da Dudu disse...

Muito importante o destaque de que a culinária além de ser extremamente lúdica (eles amam fazer "comidinhas" de verdade) é muito educativa. Legal a forma como você discriminou os conteúdos de cada área. A culinária é a base concreta do estudo da química, nos anos seguintes e de forma abstrata. A crianças que "brincou" de cozinhar compreenderá os conceitos químicos com muito mais propriedade e facilidade do que aquela que nunca vivenciou estas experimentações.

Blog da Dudu disse...

Muito importante o destaque de que a culinária além de ser extremamente lúdica (eles amam fazer "comidinhas" de verdade) é muito educativa. Legal a forma como você discriminou os conteúdos de cada área. A culinária é a base concreta do estudo da química, nos anos seguintes e de forma abstrata. A crianças que "brincou" de cozinhar compreenderá os conceitos químicos com muito mais propriedade e facilidade do que aquela que nunca vivenciou estas experimentações.