sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Discalculia - causas e sintomas.

A Discalculia - causas e sintomas.

Dificuldade em tudo o que se relaciona com a matemática.
A discalculia é uma má formação neurológica que provoca transtornos na aprendizagem de tudo o que se relaciona a números, como fazer operações matemáticas, fazer classificações, dificuldade em entender os conceitos matemáticos, a aplicação da matemática no cotidiano e na sequenciação numérica. Acredita-se que a causa dessa má formação pode ser genética, neurobiológica ou epidemiológica.

Normalmente, crianças e qualquer outra pessoa que possui tal distúrbio apresentam sinais como dificuldade com tabuadas, ordens numéricas, dificuldades em posicionar os números em folha de papel, dificuldade em somar, subtrair, multiplicar e dividir, dificuldade em memorizar cálculos e fórmulas, dificuldade em distinguir os símbolos matemáticos, dificuldade em compreender os termos utilizados.

Algumas das dificuldades ainda existentes em pessoas com discalculia é também caracterizada na dislexia, distúrbio que apresenta dificuldade em ler, escrever e soletrar, pois a pessoa com necessidade educativa especial possui dificuldade em interpretar o enunciado dos exercícios e dos conceitos matemáticos.

A discalculia já pode ser notada a partir da pré-escola, quando a criança tende a ter dificuldades em compreender os termos já utilizados, como igual, diferente, porém somente após a introdução de símbolos e conceitos mais específicos é que o problema se acentua e sim já pode ser diagnosticado.

Existem métodos que podem facilitar a vida dessas pessoas quando necessitam da matemática. Para melhorar o seu desempenho, o professor deve permitir que o indivíduo utilize tabuada, calculadora, cadernos quadriculados e elaborar exercícios e provas com enunciados mais claros e diretos. Ainda pode estimular o indivíduo passando trabalhos de casa com exercícios repetitivos e cumulativos.

Os créditos para Mundo Educação

3 comentários:

Margareth Gervason disse...

Tô passando rapidinho depois volto.
* NOVO ENDEREÇO DO BLOG: www.unhassemprecoloridas.blogspot.com


Beijos coloridos!

Ana Paula disse...

Nossa... vc é mesmo muito antenada!!!
Quantos blogs?
Esse tem muito haver com vc...dentro da sua área...
Tenho orgulho de ser sua filha!
PARABÉNS!!!
Te amo!!!

Anônimo disse...

Obrigado !
ACHO QUE MINHA FILHA TEM UM POUCO DE DESCAUCULIA OU POSSO DIZER TEM MAIS NÃO É TÃO ACENTUADO ASSIM.
GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ISSO.
ABRAÇOS.