domingo, 16 de janeiro de 2011

Agir de forma sustentável é usar os recursos disponíveis tentando interferir o mínimo possível no equilíbrio do planeta. No nosso dia-a-dia, é importante perceber que as ações individuais têm grande impacto para coletividade. Prestar mais atenção e ser mais cuidadoso nas nossas atitudes é o começo para assumir uma postura sustentável. Confira, abaixo, algumas dicas e faça a sua parte!
1- Utilize sacolas de pano
No supermercado e feiras, evite o uso de sacolas plásticas e diminua a produção de lixo.  As ecobags são práticas e com designs criativos, uma ótima alternativa na hora de carregar suas compras.
2-Descarte o lixo eletrônico em postos de coletas
Aparelhos celulares, baterias, carregadores e pilhas devem ser descartados junto aos postos de coleta. Esses materiais possuem componentes químicos que contaminam o solo e as águas.
3-Deixe o carro em casa mais vezes durante a semana
Usar menos o carro é um excelente modo de diminuir a emissão de gases poluentes. Você pode caminhar ou andar de bicicleta, exercícios prazerosos e que ajudam o meio ambiente. Pode também fazer revezamento com colegas de trabalho e alguns dias na semana ir de carona.
4- Plante uma árvore
No quintal, em canteiros ou em vasos, as árvores têm o poder de “seqüestrar” carbono da atmosfera, evitando o acúmulo excessivo do gás e retardando os efeitos do aquecimento global.
5-Reaproveite os alimentos
Com um ótimo valor nutritivo, folhas, talos, cascas e sementes podem ser usadas em receitas, evitando o desperdício e o aumento de lixo.
6-Utilize refis
A embalagem de refil utiliza menos recursos para ser produzida e é mais facilmente reciclável, além de ser mais barata
7-Compre aparelhos econômicos
Utilize equipamentos com selo de eficiência energética. Assim você economiza energia e poupa dinheiro. Os eletros da Itatiaia possuem o selo categoria A, que garante menor consumo de energia e maior economia para seu bolso.
8- Reutilize a água da chuva e da máquina de lavar
Você pode reaproveitar a água da lavagem das roupas para limpar a garagem, a varanda e o quintal. Armazene a água da chuva que escorre pelas calhas para usar na limpeza das áreas externas.
9- Utilize materiais biodegradáveis
Ao comprar material de limpeza, procure ver se é biodegradável, assim a água voltará mais limpa para você.
10- Recicle o óleo de cozinha
O óleo de cozinha é um dos principais causadores da contaminação das águas. Armazene seu óleo de cozinha usado em garrafas PET e, caso não tenha nenhuma instituição a quem doar, utilize-o para fazer seu próprio sabão.
Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Isto é equivalente à quantidade que uma pessoa consome em aproximadamente 14 anos de vida.
11- Economize papel
Dê preferência ao envio de arquivos por e-mail, evite imprimi-los. Utilize frente e verso dos papéis, além de poupar árvores, você contribuirá para menor geração de lixo.
A cada tonelada de papel reciclada, salvam-se vinte árvores de áreas reflorestadas. O papel de FAX não pode ser reciclado em função do seu revestimento.
Gostou de nossas dicas? Você tem outras? Interaja nos comentários do blog.

Pensando na importância de atitudes sustentáveis para garantir o futuro do planeta, lançamos o Concurso Cultural Árvore dos Sonhos Itatiaia.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito boas dicas Mônica. Em casa e no trabalho, também busco sempre a melhor eco-eficiencia dos processos e materiais de consumo.
Trabalho em uma ONG que recolhe e recicla o óleo de cozinha usado, nas cidades de S.J. dos Campos, Jacareí, santa Branca, Jambeiro e Caçapava (em SP).
Maiores informações sobre nossos pontos de coleta em www.oleodasolidariedade.org.br
Obrigado e um ótimo dia!