quarta-feira, 23 de março de 2011

TUDO DE NOVO... OUTRA VEZ
Salete Santos Anderle
Sumário
Tudo de novo... Outra vez....volta ás aulas...
Mesmo com tantas e aparentes opções de lazer como assistir televisão sem horários, dormir e acordar fora de horário, ir ao clube...descer e subir a serra pela nossa belíssima rota do sol ; entre outras muitas opções;  voltar a ter atividades relacionadas a aprendizagem é esperado por crianças e adolescentes e até mesmo jovens adultos que vão para ensino superior.
É tudo de novo outra vez...para muitos é o  reinicio e continuidade dos estudos para outros a magia e encantamento do novo nas suas   fases e ciclos de vidaTudo de novo outra vez nos reporta a voltar a ter compromisso é  a sistematização e organização no dia-a dia  é o limite bom  aquele que chamamos na psicologia e psicopedagogia do limite organizador. Mesmo por vezes parecendo “chato”  a rotina é o limite organizador para as diferentes idades ; tão importante nos dias atuais pois estabelece o foco necessário para diminuir o tempo frenético que levamos. Com o desejo de que o retorno seja de encantamento  sugiro aos pais  que aproveite este momento especial para estreitar laços de confiança com Escola se mantendo envolvido em todo o processo, incentivando a interação com novos colegas, professores, outros pais, não esperando apenas a Escola tomar a iniciativa de chamá-los. Quando 90% dos pais estiverem realmente envolvidos com parte educativa dos filhos e com a Escola certamente teremos saltos qualitativos tanto para a família como a Escola. Mesmo parecendo obvio é bom lembrar que  para crianças menores a separação dos pais, o novo espaço, novos amigos, educadores desconhecidos costuma gerar certa insegurança e a choradeira é inevitável. Os pais  que se mantém confiantes e tranquilos ( sem muita pressa nas primeiras semanas) podem colaborar para que os filhos consigam melhor se adaptar . A adaptação deve ser gradual e ir para escola formal é um dos momentos mais esperados por toda criança não precisa e não deve  ser motivo para sofrimento. A confiança dos pais em relação á escola é fundamental as educadoras são orientadas para bem acolher as crianças e as atividades pedagógicas inicias independente dos níveis são realizadas com base na adaptação.
Explicar  e afirmar que  tal hora virá buscá-lo , faz com que ele sinta que não está sendo abandonado, que você voltará mais tarde para pegá-lo.
Por conta de tudo de novo outra vez é necessário que famílias...
• Retomem  o hábito da rotina organizada, respeitar os horários de refeição e de sono.
 Comparecer a reunião inicial e prestigiar os eventos e festas comemorativas da escola como forma de valorizar o espaço de estudo da criança
Mantenham  diálogo com orientação e professora , acompanhem  os cadernos e a agenda escolar .
•  Verifique se seu filho está conseguindo fazer os exercícios e a lição de casa. Na hora da tarefa, os pais podem incentivar e orientar, mas não devem resolver as questões para os filhos.
• Diminuir ou reorganizar o  tempo que a criança passa em frente à televisão e  internet selecionando a programação que ela pode assistir.
Dar vazão e incentivar a criança a brincar de escola é uma forma de observar como a criança está se sentindo na EscolaÉ primordial  também enfatizar os aspectos positivos do tudo de novo outra vez... a  volta às aulas para a criança ou o adolescente onde ele(a) irá adquirir conhecimento, compartilhar novidades sobre as férias e reencontrar ou fazer novos amigos e principalmente aprimorar o encanto e desejo pelo conhecimento.
Bom retorno a todos nós ! Shalon!
Bibliografia
Salete Santos Anderle - (clique no nome para enviar um e-mail ao autor) - Pedagoga, Mestre em Piscopedagogia pela UNISUL/SC,formação em Psicopedagogia pelo EPSIBA, Docente de cursos de pós-graduação

11 comentários:

Ale Quejinho disse...

Estou amando suas dicas, tenho um filho de 5 anos e acomanhar a escola junto com ele e muito prazeroso.
Ale

Unknown disse...

AI que texto delícia.
Estou com desejo de voltar a dar aula, ver e sentir o carinho entre mim e as crianças crescer. Afinidades serem construídas, descobertas simples mas tão significativas sendo feitas...
Sou realmente apaixonada pela Pedagogia, por tudo que ela trouxe pra mim ...
Um enorme beijo!!!

Não deixe de participar do sorteio lá do blog !!!!O prêmio é a cara de quem é pedagoga...kkkkkkkkk
Bjo

Unknown disse...

Não desisti da pedagogia nãããããão...rs
Só não estou dando aula pq me formei mas ainda não peguei o meu diploma. Estou contando nos dedos as horas de poder voltar pra minha paixão, meus projetos enfim, a educação é um vício né... não é possível largá-lo facilmente! Quanto a pescaria é só marcar!!!kkkkkkkkk
Bjo

Andy Santana disse...

Mto bom o blog.. minhas tias são professoras... elas sao formadas em letras e fizeram pedagogia tb.

beijao.

Andy Santana disse...

Minha linda,
obrigado pelo comentário lá no meu blog.. o seu tb é uma delicia.. beijao

Andy Santana disse...

Monica, vc viu q gracinha é a minha afilhada??? hehehe, beijao

Andy Santana disse...

Monica, mto obrigado pelo comentario, vc viu q luxo sao as botas brancas???
beijinhos e uma otima quinta!

Eva disse...

Que maravilha teu texto, Monica, adorei teus blogs estou seguindo os tres, amei! beijos e obrigadinha pelo carinho de me seguir tb!:)

Antalya City Blog disse...

Olá Mônica! Obrigada para seu comentário doce. Eu estou muito feliz que você ama meu blogue.Você pode visitar e seguir meus outros blogues.

http://antalya-magnificent-city.blogspot.com/

http://turkicfamily.blogspot.com/

http://tulparturkdunyasi.blogspot.com/

Toni disse...

Interesante blog, curiosamente colaboro con un centro de orientacion psicopediatrico infanto juvenil y es de una importancia muy grande vuestro trabajo en la sociedad y en las familias.
Enhorabuena por el blog
saludos desde Barcelona

Anônimo disse...

adorei o texto