sexta-feira, 4 de novembro de 2011







ATENDIMENTO PSICOPEDAGOGICo
A Psicopedagogia estuda o processo da aprendizagem humana e suas dificuldades, atuando em caráter preventivo e terapêutico.
O trabalho psicopedagógico tem como objetivo garantir a aplicação do raciocínio na manipulação do conteúdo escolar e cultural de maneira que o indivíduo se identifique e se aproprie da utilização dos conceitos aprendidos em qualquer situação .
O atendimento psicopedagogico é composto de duas etapas:

Diagnóstico: Busca através de coletas de dados , aplicações de testes e avaliações a fim de identificar as causas das dificuldades de aprendizagem as quais podem refletir-se em problemas de concentração, de atenção, de memória, de capacidade de análise, na leitura, na escrita, no pensamento lógico-matemático, mas poderá também identificar outros problemas podendo-se indicar um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro profissional a depender do caso.
A avaliação é composta de aproximadamente 8 encontros semanais, sendo 6 sessões com a criança e duas com os pais. Na última sessão é entregue o resultado das avaliações com o parecer e possíveis indicações.

Intervenção (tratamento): Essa é a segunda etapa do atendimento, após o diagnóstico. Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, utiliza‑se recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras coisas que forem oportunas .É solicitado, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudando‑o a compreende-los.
A criança ou adolescente, irá encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem.
Durante a intervenção os pais ou responsáveis terão devolutivas do trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como, progressos e resultados. A escola também receberá nossos relatórios e visitas como continuidade da parceria proposta na avaliação

Valéria Segre
Psicopedagoga Clinica e Institucional
Contatos: 011- 4485-3310 / 7620-9216
e-mail e msn : psicopedagoga.valeria@hotmail.com
Seguidores
Arquivo do blog

* ▼ 2010 (1)
o ▼ Setembro (1)
+ OFICINAS ON LINE

* ► 2009 (14)
o ► Junho (1)
+ LOJINHA VIRTUAL
o ► Maio (5)
+ ESPAÇOS DOS ATENDIMENTOS
+ OFICINA PSICOPEDAGÓGICA
+ O PAPEL DO EDUCADOR PERANTE A SUSPEITA E O DIAGNÓS...
+ TRANSTORNOS INVASIVOS DO DESENVOLVIMENTO
+ TRANSTORNO DE CONDUTA
o ► Abril (8)
+ TDAH
+ DISGRAFIA
+ DISORTOGRAFIA
+ DISARTRIA
+ DISCALCULIA
+ DISLEXIA
+ O PAPEL DOS PAIS NO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS FI...
+ SINDROME DE BURNOUT

* http://www.psicopedagogavaleria.com.br
* http://www.psicopedagogiabrasil.com.br
* http://www.psicopedagogia.com.br
* http://www.abpp.com.br
* http://www.mentalhelp.com/tdah.htm

Nenhum comentário: