domingo, 11 de outubro de 2009

Movimento

CORPO VIVIDO

A autora Alicia Fernández, que muito contribui com a psicopedagogia e a escola,nos mostra neste texto com embasamento científico em Sara Paim novas idéias originais com uma abordagem diferente, os conhecimentos novos e amplos sobre o corpo humano e a aprendizagem.

Segundo Alicia a aprendizagem passa pelo corpo. A participação do corpo no processo de apropriação do conhecimento se dá pela ação e pelas significações que vão sendo atribuídas a estas ações, sempre em interação com o Outro (Conhecimento, Cultura) e os outros (pais, professores, meios de comunicação...) . A imagem do corpo vai sendo construída a partir de cada um na vivência de sua história. Alicia Fernandez diz que as pessoas que ensinam podem ter o mesmo comportamento gestual, a mesma metodologia, mas se algum deles não passa uma possibilidade de prazer na relação, quem aprende não perceberá o conhecimento como prazer e terá dificuldade para assimilá-lo, reconstruí-lo, aprendê-lo.É através do corpo que se formam os vínculos e se constroem os lugares compartilhados, onde se estrutura a relação ensino-aprendizagem .

Ao se tratar a aprendizagem, como treinamento, transformando-a em objeto de consumo, se perde o verdadeiro sentido do aprender que é autorizar-se a pensar e desfrutar da alegria de criar , refletir sobre a condição humana , perguntar , brincar, sonhar , inquietar, querer transformar. Nosso organismo pode ser comparado a um instrumento musical no qual se dão coordenações entre diversas pulsações ,mas criando algo novo.

O organismo bem- estruturado é uma boa base para a aprendizagem, e as perturbações que possa sofrer condicionam dificuldades nesse processo.

Nenhum comentário: