Vamos esclarecer um pouco da avaliação na educação infantil:
A avaliação é realizada não apenas em diferentes momentos, como também em situações variadas para não desvincular-se da ação pedagógica. Assim, na avaliação dos alunos deve-se levar em conta o que está sendo construído pelos alunos em diversas instâncias, sendo imprescindível diagnosticar:
· o que são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos;
· o que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda de professores;
· o que é preciso para que eles construam conhecimentos e valores.
E, em função dos objetivos propostos, a avaliação é progressiva, por meio da observação diária, dos trabalhos feitos em casa, da participação, das tarefas em grupos e registros individuais, dá ao professor uma visão completa do processo de desenvolvimento da criança, seja do ponto de vista cognitivo, afetivo e psicomotor.
O professor utiliza instrumentos de observação que possam avaliar a maior parte das habilidades de cada aluno, garantindo que os alunos estejam sendo avaliados continuamente nos seguintes aspectos:
· conteúdos de conhecimento específicos;
· capacidade de aplicar os conhecimentos em situações do cotidiano;
· capacidade de responder a diferentes desafios que lhes sejam apresentados;
· conduta social e envolvimento no decorrer do processo-ensino-aprendizagem.
Na Educação Infantil não haverá provas, notas mas uma questão fundamental deve ser colocada: como trabalhar com o erro? Sabe-se que certos “olhares” ou certos “comentários” de professores podem ter um efeito muito pior sobre a criança que uma nota baixa. Por isso, avaliação da Educação Infantil se pauta basicamente pela observação e registro. Uma perspectiva de acompanhamento do processo de desenvolvimento, pode ser apontada na seguinte direção conforme VASCONCELLOS(1994):
“-observação da criança fundamentada no conhecimento de suas etapas de desenvolvimento;
-registro das manifestações das crianças e de aspectos significativos de seu desenvolvimento;
-diálogo freqüente e sistemático entre os adultos que lidam com acriança e os pais ou responsáveis.”
No caso de comunicação aos pais, é muito mais significativo o parecer descritivo (relatório) do desenvolvimento da criança, que a emissão de conceitos/notas ou menções.
A avaliação descritiva apresentará um relatório dos educadores em que apontarão o que aluno conquistou no processo ensino aprendizagem; o que não alcançou e encaminhamentos que podem ser executados tanto pela escola quanto pela família para a superação diante dos objetivos propostos no projeto de estudo. Será um instrumento entregue aos pais por semestre , juntamente, com um portifólio de projetos, acompanhado de uma conversa individual entre educadores e familiares, defendendo a relação dialógica entre escola e família.
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